“O choque das raças ou O presidente negro” é a primeira distopia de que se tem notícia publicada em forma de livro. Este feito foi empreendido por ninguém menos do que Monteiro Lobato há quase um século, em dezembro de 1926.
Muitos o acusam de ser um livro racista, porém, conforme a Dra. Vanete Santana-Dezmann demonstra em seu livro intitulado “Entre metafísica, distopia e mecenato”, em “O choque das raças ou O presidente negro”, o termo eugenia é usado com quatro sentidos diferentes, sendo o darwinista apenas um deles. Este livro de Lobato se constitui justamente em um alerta para os perigos da aplicação da eugenia negativa (em oposição à eugenia positiva, da qual fazem parte, por exemplo, as campanhas de vacinação).
Além disso, todas as menções aos negros feitas no livro só enaltecem e destacam seus direitos e a moral do livro é que devemos assumir nossas características e valorizarmos o que somos (os negros não devem mudar a sua aparência para serem aceitos). Por fim, é preciso destacar que o livro contém um verdadeiro tratado (até agora ignorados pelos “especialistas” em Monteiro Lobato e sua obra) sobre o que é o universo e quem é Deus, antecipando em 40 anos a Teoria das Cordas. Tudo isso só nos leva a concluir que há sobejos motivos para que este livro seja celebrado. É por isso que sua publicação em inglês (tradução de Ana Lessa-Schmidt, edição de Glenn Alan Cheney e introdução de Vanete Santana-Dezmann), que acaba de sair nos Estados Unidos, é motivo de grande alegria e a realização, ainda que tardia, de um sonho de Lobato. O agradecimento especial vai para a Fundação Biblioteca Nacional, que financiou o projeto por meio do seu Programa de Apoio à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior.
Para saber mais sobre “O choque das raças ou O presidente negro”, acesse:
- Lista das menções a pessoa(s) da etnia negra em “O choque das raças ou O presidente negro” (link em avaliação).
- Palestra “Entre metafísica, distopia e mecenato”. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 22 de novembro de 2021.
- Palestra “Lobato no Harlem Renaissance”. VII Encontro com Lobato – 3 de agosto de 2021. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021.
- Palestra “Quem fala por Lobato em O presidente negro?”. VIII Encontro com Lobato – 19 de agosto de 2021. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021.
- Texto “Um caipira no Harlem Renaissance”. In: Santana-Dezmann, V.; Milton, J.; D’Onofrio, S. T. (Orgs.). Monteiro Lobato: novos estudos. 1a. ed. Lünen-Alemanha: Oxalá, 2022, p. 53-66.
Para adquirir “Entre metafísica, distopia e mecenato”, acesse: http://oscaipiras.blog.br
Para adquirir “The Clash of the Races”, by Ana Lessa-Schmidt (translator); Glenn Alan Cheney (contributor/editor); Vanete Santana-Dezmann (contributor); Monteiro Lobato (author), acesse: https://nllibrarium.com
(Texto originalmente publicado em maio de 2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário