domingo, 10 de setembro de 2023

Na Canastrinha da Emília, por Patrícia Romano

 Recentemente Patrícia Romano esteve no Museu Monteiro Lobato, em Taubaté, coletando material para sua pesquisa de pós-doutorado. Neste texto, divide conosco um pouco de sua encantadora experiência.

Estive em Taubaté para fazer uma parte de minha pesquisa de pós-doutorado e foi uma experiência muito além do que eu esperava.

No museu Monteiro Lobato encontrei uma parcela das cartas que procurava e ainda me deparei com os jovens atores que continuam a encantar o público infantil com histórias do Sítio.

Tive a oportunidade de conhecer os professores Osni Cruz e José Carlos Sebe B. Meihy e ainda conversar um pouco sobre o quarto livro do professor Osni, que apresenta obra póstuma de Oswaldo Barbosa Guisard, toda ela dedicada ao estudo de Monteiro Lobato e cujo prefácio foi feito pelo professor Sebe.

Além disso, fui agraciada com um tour pelos pontos históricos de Taubaté tendo o professor Osni como guia que fez questão de me apresentar espaços que foram muito significativos na vida de Lobato.

Para finalizar, pude ainda conhecer o espaço de trabalho, pesquisa e biblioteca do professor Osni. Vocês nem imaginam o que havia dentro da “Canastrinha da Emília”!!! Tão bom quando a gente é surpreendida pela própria pesquisa!

(Texto originalmente publicado em maio de 2022)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seria Lobato realmente racista? - Prof. Dra. Vanete Santana Dezmann

  Por favor, analise as informações abaixo e responda por conta própria.   1. Lobato foi o primeiro escritor brasileiro a denunciar a ...