O projeto Literatura Brasileira no XXI é realizado por meio de uma parceria formada entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
Em abril de 2023 foi realizada a oficina Cartas, história e democracia, ministrada pelo professor e pesquisador Emerson Tin. A oficina abordou a importância do gênero epistolar para o cultivo da democracia, enquanto intercomunicação familiar, política, diplomática, comercial ou religiosa.
Muitos escritores relevantes ao longo do tempo utilizaram o gênero epistolar como uma forma de manifestação. Entre eles, Monteiro Lobato, que além da vasta correspondência pessoal nos deixou a Barca de Gleyre – uma obra singular pela natureza do seu conteúdo.
Como parte das atividades propostas na oficina, foi pedido aos participantes que escrevessem uma carta a uma personalidade escolhida a seu critério. Foi a oportunidade perfeita para, de uma forma inusitada, endereçar uma missiva a Monteiro Lobato contando as novidades sobre o Brasil de 2023.
As cartas escritas pelos participantes podem ser encontradas no blog do projeto. A carta endereçada a Monteiro Lobato segue abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário